Desde terça-feira, 24, a prefeitura de Itapevi realiza a Pesquisa Origem/Destino, que irá mapear o deslocamento dos usuários de ônibus na cidade. O objetivo é colher dados que serão usados no planejamento de ações e soluções para a mobilidade urbana no município. A pesquisa será feita até a primeira quinzena de dezembro, em parceria com a Mobiflex Projetos.
Os pesquisadores estarão identificados com crachá da prefeitura e documento de identidade. O questionário será realizado casa a casa e visa identificar as principais viagens das pessoas e o motivo e o tipo de transporte utilizado. O pesquisador não precisará entrar no imóvel.
A medida faz parte da proposta do prefeito reeleito Igor Soares de trocar empresa de ônibus Benfica, que atualmente presta o serviço de transporte público na cidade. Segundo ele, a solução é abrir uma nova licitação. “Para isso, a prefeitura contratou uma empresa para realizar estudos de demanda em todos os bairros. Assim que concluído este levantamento teremos condições de publicar a nova licitação”.
A nova empresa deverá oferecer maior quantidade de ônibus nas linhas, implantação de novas linhas em bairros não atendidos, frota 0km com Wi-Fi, ar-condicionado e GPS em todos os ônibus, plataformas de acessibilidade, carregador com entrada USB, câmeras de monitoramento, além da disponibilidade de aplicativo para que a população saiba com precisão onde está o ônibus. “Outra novidade é a inclusão de Midi Ônibus, que são veículos menores para atender bairros como Colinas de São José, Jardim Cruzeiro, Alabama e muitos outros”, completou Igor.
O mapeamento dos dados irá permitir uma análise apurada do fluxo de viagens, a comparação com a rede de linhas de transporte e a rede de vias existentes. Com estes resultados, será possível identificar as carências no atendimento da demanda de transporte, fundamentando as propostas para a ampliação da rede de ônibus no município.
Com a pesquisa, ainda será possível estabelecer relações quantitativas entre as viagens realizadas e diversas outras variáveis, como características socioeconômicas da população e aspectos físicos da ocupação urbana, de forma a estabelecer projeções futuras das necessidades de viagens das pessoas.