Das 39 cidades que compõem a área Metropolitana da Grande São Paulo, apenas seis já estão elaborando seus planos de vacinação contra a Covid-19. Levantamento foi divulgado pelo jornal SPTV, da rede Globo. Além de Osasco e Carapicuíba estão na lista Mogi das Cruzes, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul. A Capital também já estudo como fará a campanha como, por exemplo, estabelecer postos de vacinação em quase todos os bairros.
Em Carapicuíba, o prefeito Marcos Neves explicou que a Secretaria da Saúde tem reunido a equipe para avaliar o assunto e traçar metas. A cidade já teria, inclusive, um plano de imunização quase finalizado. “Nesta semana, acompanhamos o início da imunização no Reino Unido, que nos trouxe esperança de mais uma vitória. Tenho fé em Deus que logo teremos vacina aprovada aqui no Brasil também. Continuamos trabalhando para salvar vidas”, postou Marcos Neves em suas redes sociais. O prefeito foi contaminado duas vezes pela Covid-19 em um espaço de cinco meses.
Carapicuiba é uma das poucas cidade do Oeste da Grande São Paulo que realiza teste em massa na população. Até agora, quase 40 mil pessoas fizeram testes para detecção do coronavírus. A prefeitura disponibliza testagem itinerante nas comunidades e um posto fixo no ginásio Ayrton Senna. Dois tipos de testes são realizados, o rápido e o mais preciso RT-PCR. Já Osasco, vizinha a Carapicuiba, disse à rede Globo que está elaborando seu plano de vacinação, mas não entrou em detalhes. O governador João Doria lançou nesta segunda-feira, 7, o Plano Estadual de Imunização contra o coronavírus. A campanha vai começar no dia 25 de janeiro. A campanha será coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde e implementada em parceria com as 645 prefeituras de São Paulo. O governo do estado vai propor aos municípios a adoção de normas especiais para vacinação em farmácias, quartéis da Polícia Militar, escolas, terminais de ônibus e postos volantes em sistema drive-thru.