Na manhã desta segunda-feira, 1º, caminhoneiros interromperam o fluxo de duas faixas da rodovia Castelo Branco, na altura do Km 30, em Barueri. O bloqueio começou por volta das 6 horas, sentido Capital, e após cerca de 40 minutos em busca de adesão os manifestantes iniciaram caminhada em direção a Petrobras, no Km 19,5.
Eles protestaram contra o governador do estado, João Doria (PSDB), pelo reajuste do ICMS. “Nossa reivindicação é por redução do ICMS porque faz a economia girar. É bom para nós e a economia inteira. E contra os pedágios abusivos. Somos pela volta ao trabalho. Ninguém mais aguenta ficar em casa”, disse o líder da manifestação na Castello Branco, Claudinei Habacuque, em reportagem ao site UOl.
O bloqueio começou por volta das 6h (de Brasília) no km 30, sentido capital, e ocorre em um dia em que setores da categoria prometem greve pelo Brasil. Após cerca de 40 minutos em busca de adesão, eles iniciaram uma caminhada pelas duas faixas da direita da rodovia. As outras faixas estão liberadas para a passagem de outros veículos.
O protesto na Castello Branco, segundo os líderes, foi organizado por autônomos. Já outras entidades que também organizaram greve para esta segunda-feira, 1º, reivindicam a alta do preço de combustíveis.