Seguindo o Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19, a prefeitura de Osasco iniciou na sexta-feira, 13, a vacinação dos idosos acima dos 85 anos de idade. Para agilizar a imunização do grupo, além das 34 UBSs e dos Centros de Atenção ao Idoso, no primeiro dia da ampliação do público, a administração municipal adotou o sistema drive-thru, que foi instalado no estacionamento da Prefeitura, na Rua Narciso Sturlini.
Só no drive-thru, que funcionou das 10h às 16h, mais de 400 pessoas receberam a primeira dose da vacina. Para receber o imunizante no local, o idoso precisou fazer agendamento prévio na Central 156 assim como um pré-cadastro no site do governo do Estado, o VacinaJá (https://vacinaja.sp.gov.br/
Na fila de espera pela vacina, havia também a esperança de dias melhores. O senhor José Cardoso, 86 anos, contou o que deseja fazer após receber a segunda dose do imunizante: “quero poder sair para pescar, abraçar meus filhos, os netos e os bisnetos. Faz tempo que não abraço eles”, disse com lágrimas nos olhos.
O prefeito Rogério Lins acompanhou a ação de perto e falou da importância da imunização dos grupos prioritários. “A vacinação segue conforme o calendário federal. Fizemos o drive-thru para agilizar a campanha, mas nossas UBSs também estão de portas abertas para imunizar nossa população”, explicou.
A vacinação dos idosos 85+ segue nas Unidades Básicas de Saúde e nos Centros de Atenção ao Idoso. Para ser vacinado nesses locais não há necessidade de agendamento. Basta apresentar o cartão do SUS, documento com foto e comprovante de residência.
Nessa nova etapa da imunização, a estimativa da Secretaria de Saúde é vacinar um público estimado em 3.728 idosos com idade a partir dos 85 anos. No caso de pessoas acamadas que integram o grupo, um familiar do idoso deverá ir a UBS de seu bairro para solicitar a vacinação em casa. Nessa condição também é necessário apresentar um documento com foto e comprovante de residência da pessoa que receberá a dose.