O prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos), negocia com a Pfizer/BioNTech, a compra de 2 milhões de doses da vacina para Covid-19 a serem destinadas aos municípios que formam o consócio intermunicipal Cioeste, que reúne 11 municípios do Oeste da Grande São Paulo.
Participam do consórcio Osasco, Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Cotia, Araçariguama, Cajamar e Vargem Grande Paulista.
A expectativa é de que a negociação seja concretizada até o final de março. A farmacêutica tem uma de suas unidades em Itapevi.
A vacina da Pfizer tem 94% de eficácia em avaliação do Ministério da Saúde e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O imunizante é também o único no país com aprovação de uso definitivo.
Uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), concedida pelo ministro Ricardo Lewandowski, permite a estados e municípios a compra de vacinas, inclusive internacionais, caso o governo federal não cumpra o Plano Nacional de Imunização (PNI).
IOESTE, entre eles está Araçariguama.
Participam do consocio CIOESTE as cidades de: Osasco, Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Cotia, Araçariguama, Cajamar e Vargem Grande Paulista.
A expectativa é de que a negociação seja concretizada até o final de março, ao que apurado pelo Correio do Interior e com fortes indícios de benefícios a farmacêutica Pfizer, que tem uma de suas unidades em Itapevi, podendo ocorrer um uma redução de impostos municipais ao que apurado. A empresa entretanto não falou com o Correio do Interior como andam as tratativas de negociação com o consórcio.
A vacina da Pfizer tem a melhor taxa de eficácia em avaliação do Ministério da Saúde e ANVISA, com 94%, tendo aprovação de uso definitivo no Brasil no inicio de 2021.
O gestor de Itapevi, Igor Soares (PODE), foi escolhido para ser o interlocutor com a unidade da farmacêutica. Uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) do ministro Ricardo Lewandowski, permite a estados e municípios a compra de vacinas, inclusive internacionais, caso o Governo Federal não cumpra o Plano Nacional de Imunização (PNI).