Nessa segunda-feira (27), o Grupo de Trabalho (GT) das GCMs do CiOeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo) esteve em Brasília onde participou de uma reunião com Flávio Dino, Ministro da Justiça e Segurança Pública.
Liderados por Josué Ramos, presidente do CiOeste e prefeito de Vargem Grande Paulista; e sob coordenação do inspetor Miguel Maidana, comandante da GCM de Osasco, a delegação entregou ao ministro um documento com reivindicações para a categoria, entre elas a inclusão das GCMs no artigo 144 da Constituição Federal como órgão de Segurança Pública.
O artigo 144 exclui os GCMs e contempla apenas a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militares. A inclusão também deve favorecer as Guardas Municipais com repasses de recursos pelo governo federal. Hoje, as GCMs são mantidas com orçamento das prefeituras e com repasses de emendas parlamentares.
“As Guardas estão unidas para oferecer uma proposta nacional de segurança pública básica, uma proposta para a sociedade. Essa união é voltada para beneficiar a nossa sociedade”, destacou Josué Ramos.
Entre as propostas discutidas também foi defendida pelo grupo a padronização nacional da carteira funcional dos Guardas; o modelo do uniforme; a padronização dos códigos de ocorrência das Guardas e a criação de um centro regional de formação integrado para treinamento dos GCMs.
Também fizeram parte da delegação Jorge Lapas, secretário Executivo do CiOeste; os comandantes das GCMs das cidades que compõem o CiOeste; Mauro Sérgio, diretor de Comunicação do CiOeste e Reinaldo Monteiro, presidente do Instituto AGM Brasil e integrante do grupo de transição do governo Lula junto ao Ministério da Justiça.
O CIOESTE
O CiOeste é formado pelos municípios de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque, Araçariguama e Vargem Grande Paulista que juntos cobrem uma extensão superior a 1.000 km².
Os municípios que integram o Consórcio representam 3% do PIB nacional e 10% do PIB do estado. Uma região rica e populosa com mais de 3 milhões de habitantes e que junto com os demais 39 municípios da Grande São Paulo concentra 47% do eleitorado paulista.
Fotos: