O vereador Ralfi (Republicanos) sugeriu que a prefeitura de Osasco dê o nome do ex-vereador Ni da Pizzaria à sala ou local, na Maternidade Amador Aguiar, onde serão realizados o chamado teste do pezinho ampliado. Ni falaceu em dezembro do ano passado vítima da Covid-19.
A sugestão surgiu na sessão ordinária da Câmara de Osasco, nesta terça-feira (20), durante debate do veto total ao Projeto de Lei 43/2018, de autoria dos vereadores Ralfi, Rogério Santos (PL) e Ni da Pizzaria, que implantava a realização do exame na cidade.
O exame é realizado em bebês recém-nascidos e identifica 48 doenças, enquanto o teste do pezinho normal consegue detectar apenas 6. “Agora o teste do pezinho ampliado se tornou uma lei federal e a nossa cidade, em breve, passará a ter esse exame”, disse Ralfi ao lembrar que, quando seu filho nasceu, em 2017, ele pagou R$ 350 para realizar o teste ampliado. “Muitas doenças são detectadas no nascimento do bebê. Algumas têm cura e outras a gente consegue minimiza o efeito da doença se descoberta logo no início”, completou.
Sobre a homenagem o parlamentar disse que formalizar o pedido de tributo ao prefeito Rogério Lins. “Vou fazer uma indicação ao prefeito para que seja feita uma homenagem ao Ni que também tanto lutou por esse projeto”.
Como a realização do teste se tornou uma lei federal o veto enviado à Câmara pelo poder Executivo foi mantido pelos vereadores.