O prefeito Igor Soares disse, em suas redes sociais, que a concessão da Linha 8-Diamante da CPTM será vantajosa para Itapevi. A Linha 8-Diamante, com tem 41 quilômetros de extensão e 22 estações, foi uma das privatizadas e atende aos municípios de São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira e Itapevi.
O repasse à iniciativa privada inclui, além de novos trens, reconstrução da estação Ambuitá, construção de passarelas no Santa Rita, Portela, Jardim Sorocabano, Amador Bueno e Estrada do Prado, fim da passagem de nível no Santa Rita com construção de túnel ou viaduto e alargamento da passagem sob a linha de trem no bairro Ambuitá. A linha 8 interliga Júlio Prestes a Amador Bueno, em Itapevi.
O vencedor da licitação internacional realizada nesta semana, na Bolsa de Valores em São Paulo, foi o consórcio Via Mobilidade, formado pelas empresas CCR e RuasInvest.
Outra linha concedida foi a 9-Esmeralda (Osasco/Grajaú). “Juntas, as duas linhas têm 79 quilômetros de extensão, 43 estações e transportam 1,1 milhão de passageiros por dia. No que diz respeito ao trem e trilhos é uma grande expressão este investimento”, declarou o governador de São Paulo, João Doria, durante o leilão.
Foi a primeira vez que o governo do estado ofereceu à iniciativa privada linhas da CPTM. O consórcio vencedor terá direito de aproveitamento da linha que passa por Itapevi por um período de 30 anos e terá que investir mais de R$3,2 bilhões na melhoria da infraestrutura, incluindo aquisição de trens e aprimoramento das estações.