Em entrevista ao Diário da Região, Pedro Sotero, secretário da Habitação de Osasco, disse que até o final de julho a prefeitura de Osasco deve entregar o viaduto de acesso ao conjunto habitacional Miguel Costa. Por dia aproximadamente 1.150 veículos leves devem transitar na ponte. A estrutura está dimensionada para suporte de veículos pesados de até 60 toneladas.
“A construção está de vento em poupa e a previsão de entrega é para final de julho. Depois desse prazo será preciso adequar questões operacionais e licenças, dentre outras burocracias. Acreditamos que em agosto o viaduto já esteja liberado para uso”, explicou.
Sotero não descarta que o viaduto seja uma oportunidade para se criar um novo bairro no local. “Hoje temos 960 unidades habitacionais e mais de 40 mil metros quadrados de área naquela região. A prefeitura tem como meta construir um parque linear, um centro comercial, uma escola de ensino infantil e fundamental, além de uma UBS (Unidade Básica de Saúde)”, esclarceu.
O secretário ainda enfatizou que o futuro bairro será extremamente privilegiado pela localização e por estar ao lado do Quartel do Exército, o que ajuda na questão da segurança, além de estar entre duas estações de trem (a Comandante Sampaio e a de Quitaúna). Assim que o viaduto estiver liberado, o Miguel Costa deve ganhar uma linha de ônibus. Hoje, uma van faz o transporte dos moradores até o ponto mais próximo.
Esse novo bairro deverá ser formado ainda nesta gestão. “Na Habitação estamos formalizando uma PPP (Parceria Público Privado) para construir imóveis para as mais variadas faixas de renda. Como ali é uma área próxima do Exército, existe uma lei federal que exige aprovação do Exército para podermos construir mais imóveis no Miguel Costa. Só depois disso saberemos dizer qual será o padrão de imóvel a ser construído naquela área”, concluiu o secretário.