A vereadora Ana Paula Rossi (PL) apresentou na Câmara Municipal de Osasco uma indicação ao prefeito Rogério Lins (Podemos) solicitando a viabilidade da criação da secretaria executiva do Idoso. Em entrevista à TV Câmara a vereadora falou sobre a importância da nova pasta. “Neste período de pandemia aumentou muito essa questão de violência doméstica e violência doméstica abrange criança, adolescente, mulher e idosos. Infelizmente também temos um número grande de idosos vítimas de violência doméstica. E foi quando surgiu a ideia de sugerir ao prefeito, por meio de indicação, a criação dessa secretaria”.
A nova pasta seria uma forma de preparar ainda mais a cidade para atender os moradores da terceira idade. “Todos os índices que nós temos acompanhado indicam que vamos ter um número maior de idosos e acho importante ter uma secretaria específica para pensar políticas públicas voltadas ao público idoso”, completou Ana Paula Rossi.
No final do ano passado o prefeito criou cinco secretarias executivas: Infância e Juventude; Pessoa com Deficiência; Mulher e Equidade de Gênero; Compras e Licitações; e Igualdade Racial. Ana Paula contou que já naquela ocasião começou a sentir falta de algo voltado para a terceira idade. “Eu falei para o prefeito: ‘puxa, ficou faltando a do idoso’. Fiz essa indicação, já despachei com ele, que gostou muito da sugestão e disse que irá analisar”.
Na justificativa do documento protocolado na Câmara a vereadora registrou a importância de pensar em qualidade de vida aos munícipes idosos. “A criação da Secretaria Executiva do Idoso será uma forma de implementar políticas públicas voltadas ao idoso, buscando um envelhecimento ativo para expressar o processo de conquista de oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida na medida em que as pessoas envelhecem”.