Está chegando a hora da final do campeonato de clubes mais importantes da Europa, e quem sabe, do mundo. Dois clubes ingleses, o Manchester City e o Chelsea, disputarão a final da UEFA Champions League 2020/2021 neste sábado (29).
A partida que acontecerá na cidade do Porto, em Portugal, terá transmissão ao vivo da TNT, a partir das 13h, contém uma atração especial para a cidade de Osasco. O goleiro Ederson, do Manchester City, tenta ser o segundo osasquense da história a conquistar a “orelhuda”.
Nas temporadas 1963-64 e 1964-65 o ponta-direita Jair da Costa foi campeão da então Copa dos Campeões com a Inter de Milão. Em 1962 Jair da Costa já tinha escrito o nome de Osasco na história do futebol ao ser campeão da Copa do Mundo como reserva de Garrincha.
“É a primeira final que o clube chega, a gente vê o processo de evolução, e a meta era essa, chegar à final da Champions League, e conseguimos nesta temporada”, disse Ederson ao site oficial do clube. “Não poderíamos ter um goleiro melhor do que o que temos agora”, elogia o técnico Pep Guardiola, citando o osasquense que em 11 jogos da Champions não levou gol em 7 oportunidades, e ainda ganhou o título e a Luva de Ouro de melhor goleiro do Campeonato Inglês.
O Manchester City chega à final da Liga com uma campanha irretocável. Invictos, os comandados de Pep Guardiola, bicampeão com o Barcelona em 2009 e 2011, atropelaram os adversários com 11 vitórias, incluindo a eliminação do PSG na semifinal, e apenas um empate. Já o Chelsea, do alemão Thomas Tuchel, vice-campeão com o PSG em 2020, tenta a sua segunda conquista na Champions, depois de eliminar o maior campeão da competição, o Real Madrid. O primeiro título veio em 2012.