Os vereadores de Osasco aprovaram em sessão ordinária desta terça-feira (14) moção de apelo nº 355/2021 que pede à prefeitura a implantação de uma Base Completa do Serviço do
SAMU no Centro.
O pedido foi apresentado pelo vereador Paulo Júnior (PP). “Precisamos de uma base na região Central devido ao grande movimento que temos”, justificou na tribuna. Ele ainda citou o caso de uma senhora que foi atropelada por um ônibus, um dia antes, entre as ruas Antônio Agu e Dante Batiston. No acidente, a perna da idosa ficou debaixo das rodas do coletivo.
“Sabemos que a dificuldade de tráfego causada por congestionamento, o grande fluxo de pessoas, dentre outros, são fatores que dificultam o deslocamento das ambulâncias e impedem um atendimento mais rápido e eficaz aos pacientes. A implantação de um serviço fixo nas mediações do calçadão ajudaria salvar vidas, reduzindo o tempo de atendimento e garantindo serviços de emergenciais com mais eficácia e qualidade, pois há relatos da dificuldade dos longos percursos que as equipes do SAMU precisam percorrer e de casos que se agravaram devido à demora do socorro”, justificou o parlamentar no documento.
Ainda na tribuna, Paulo Júnior sugeriu também a criação do VIR (Viatura de Intervenção Rápida), uma espécie de extensão do serviço oferecido pelo Samu. O carro seria ocupado por condutor, médico e enfermeiro que garantirão suporte avançado para atender acidentes mais graves.