A Câmara Municipal de Osasco aprovou em sessão ordinária desta terça-feira (25) o Projeto de Lei nº 88/2022, apresentado pela vereadora Ana Paula Rossi (PL), que dá o nome de Vitautas Sakatauskas o imóvel público localizado na rua Mimosa, nº 97, Jardim das Flores, onde hoje é sede da Secontru (Secretaria de Segurança e Controle Urbano).
Vitautas ficou conhecido na cidade como Papai Noel de Osasco. “Ele amava a profissão de Papai Noel, onde encarnava o personagem o ano todo, com a barba branca e os olhos azuis”, lembrou Ana Paula no projeto aprovado na Casa.
O Papai Noel de Osasco vestiu a tradicional roupa vermelha por mais de 25 anos. Ele trabalhava, todo fim de ano, no Osasco Plaza Shopping e também foi Papai Noel do Lar Mara e ACCD. “Esse projeto é uma homenagem mais do que justa ao Vitautas, que fazia um trabalho também voltado às famílias”, completou a vereadora na tribuna da Câmara.
Em 2018, Ana Paula Rossi chegou a apresentar um projeto para denominar uma creche que seria instalada no bairro Jardim das Flores, que foi aprovado e sancionado. No entanto, devido à construção do Mundo da Criança, na Fito Zona Sul, o espaço foi destinado às instalações da Ronda Escolar e da Patrulha Guardiã Maria da Penha.
Ana Paula conversou com o prefeito Rogério Lins (Podemos) e pediu autorização para reapresentar o projeto, visando à denominação do espaço e a concretização da homenagem a Vitautas e sua família. Dois dos filhos do homenageado atualmente trabalham na Câmara. Alexsandro Sakatauskas e Douglas Sakatauskas prestam serviços, respectivamente, na TV Câmara Osasco e no gabinete do vereador Michel Figueredo.
Em 2003, Vitautas recebeu a mais alta honraria do Legislativo concedida a moradores não nascidos na cidade, o Título de Cidadão Osasquense. Em 2016, ele descobriu um câncer de mama, raro em homens, em estágio avançado. Em virtude do câncer e da idade avançada, Vitautas foi internado no início de outubro de 2017 e, no dia 23, faleceu.