Na manhã deste domingo (19), uma ação conjunta realizada pela GCM de Osasco e Polícia Militar Ambiental apreendeu 47 aves silvestres que eram comercializadas em feira clandestina no Jardim Veloso.
Os animais estavam presos em pequenas gaiolas e os responsáveis por eles não tinham os registros das aves. Dentre as 47 aves apreendidas estão um galo de campina, um bigodinho, 11 papa capim, 22 coleirinha, um brejal, um pixoxo, três canário da terra, dois pintassilgo, dois tiziu, um tico-tico, um tie preto e um corrupião que não resistiu às condições precárias de cativeiro e morreu.
As duas pessoas que estavam com as aves foram presas e levadas até a delegacia onde foi registrado boletim de ocorrência. As aves serão destinadas a um local adequado para que sejam colocadas em liberdade.
Segundo a GCM o flagrante aconteceu após denúncias de que os animais seriam vendidos na feira que, além das aves, também comercializava outros itens sem procedência.
“A Guarda Civil de Osasco alerta a sociedade que essa ação só é necessária porque existe uma feira clandestina, que vende animais que são deixados em péssimas condições, além de diversos produtos que na grande maioria das vezes são resultado de roubo e furto, ou seja, um local onde o crime se sustenta e cria seu círculo vicioso e extremamente prejudicial”, declarou a corporação reforçando, ainda, que a feira só existe porque há pessoas sustentam esse comércio. “Pessoas que acreditam estar fazendo um bom negócio, ou ainda replicam uma cultura de que é assim porque sempre foi assim, sem empatia, sem cuidado com o próximo e consigo mesmo, pois todos se tornam vítimas desse sistema predador, impiedoso e criminoso”, completou.