A prefeitura de Barueri vai encerrar, nessa sexta-feira (5), as atividades das tendas de testagem para Covid-19 montadas no estacionamento do Ginásio José Corrêa, no Centro.
Segundo a Secretaria da Saúde o fim das tendas acontece após queda considerável no número de coletas para testagem. No pico dos testes, em março deste ano, houve 14.235 amostras coletadas. Em outubro passado, esse número foi de 2.126, ou 85% de queda no número de testes.
As pessoas que apresentarem sintomas da Covid como febre, tosse, cansaço, perda de paladar ou olfato e falta de ar deverão ir até um Pronto-Socorro mais próximo da residência e procurar atendimento médico, onde será avaliada a necessidade do exame conforme critérios clínicos.
Montadas desde setembro de 2020, foram realizados 79.483 exames de RT-PCR (reverse-transcriptase polymerase chain reaction, na sigla em inglês), até o último dia 31 de outubro, nas tendas, em funcionamento no esquema drive thru.
Esse exame serve para diagnosticar os casos de infecção ativa pelo vírus e é considerado modelo “padrão ouro”, ou seja, um dos mais eficientes para detectar casos de infecção.
“Os testes nas tendas permitiram demonstrar um panorama de infectados e não infectados da população com relação à pandemia, além de encaminhar os casos positivos para isolamento e ao acompanhamento necessário, uma vez que assintomáticos também transmitem a doença”, relatou a prefeitura.
Considerando os testes realizados nas tendas e nos PS, a prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria da Saúde, já realizou desde setembro do ano passado até o dia 31 de outubro, 160.332 exames de RT- PCR para Covid-19 no município.