A prefeitura de Osasco desativou, na tarde de terça-feira (9), o Centro de Terapia Intensiva da Covid-19, que funcionou no Pronto-Socorro do Jardim D’Abril, atendendo exclusivamente pacientes internados pelo coronavírus.
Segundo a prefeitura, a decisão foi tomada considerando a queda expressiva dos índices de internações por Covid na cidade.
Agora, o pronto-socorro retoma os atendimentos e os 32 leitos existentes no local funcionarão como retaguarda de atendimento da rede municipal de saúde para outras especialidades.
Inaugurado em março de 2020, o Centro de Terapia Intensiva atuou de portas fechadas para atendimentos de urgência e emergência de pacientes acometidos por problemas respiratórios.
Os cinco pacientes que continuavam internados foram transferidos para o Hospital Municipal Antônio Giglio, unidade que mantém a ala da Covid. Nesta quarta-feira (10), local estava com seis pacientes diagnosticados com Covid internados em leitos de UTI e cinco em enfermaria.
Durante visita na unidade, o prefeito Rogério Lins relembrou a fase mais crítica da pandemia. “Antes de surgir os primeiros casos no Estado, nossa equipe já estava discutindo as estratégias de combate à Covid-19. Optamos por não fazer nada provisório, investimos na estrutura e ampliamos nossa rede em mais de 200 leitos”, destacou agradecendo o empenho dos profissionais da Saúde durante os 20 meses de funcionamento do Centro.