Localizado no Jardim Bonança, o aterro sanitário de Osasco recebe, por dia, cerca de 900 toneladas de lixo. Segundo a prefeitura, o espaço, operado e gerenciado pela EcoOsasco por meio de contrato de concessão, recebe resíduos domiciliares classes IIA, resíduos sólidos e parcela dos indivisíveis, exceto o lixo hospitalar.
O aterro sanitário de Osasco encontra-se licenciado, conforme o padrão de licença de 5 anos, com validade até 2/8/2026. Ele foi projetado para 20 anos de operação e encontra-se no segundo ano de atividade.
O chamado chorume (líquido poluente, de cor escura e forte odor originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos) é coletado, armazenado e transportado para tratamento em empresa especializada e licenciada ambientalmente para tal atividade, de modo a promover o mais adequado destino final do mesmo.
A cidade também conta com Ecopontos comandados pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), que recebem resíduos como sobras da construção civil, móveis velhos, madeira, papel, papelão, metal, plástico e vidros, entre outros.
Os espaços também contam com Pontos de Entrega de Materiais Recicláveis (PEVs). Confira a relação de endereços dos Ecopontos:
- Ecoponto Jardim Mutinga – Avenida Ônix, 783.
- Ecoponto Novo Osasco – Rua Theodoro de Souza Brandão, 1.020.
- Ecoponto Jaguaribe – Rua Fernando Miolin, 150.
- Ecoponto Helena Maria – Rua Walt Disney, esquina com a Rua Belarmino Alves da Silva.
- Miniecoponto Adalgisa – Rua Octávio Catelani, s/nº, esquina com a Rua Rui Alvarenga.
- Miniecoponto Bandeiras – Rua João Guimarães Rosa, 220.
- Miniecoponto Munhoz Júnior – Rua Erva Cidreira, 80.