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Campo de futebol em Parnaíba é construído com pacotes de salgadinhos

Da redação     -
08 de dezembro de 2021

Santana de Parnaíba foi a cidade escolhida pela marca global Lay’s para apresentar a chegada da Lay’s RePlay ao Brasil, uma iniciativa que tem como objetivo incentivar a prática de esportes e gerar impacto positivo em comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica ao redor do mundo por meio do futebol. 

No projeto, feito em parceria com a UEFA Foundation e a streetfootballworld, a marca reutilizou pacotes de salgadinhos vazios na construção de um campo de futebol sustentável.

O anúncio do projeto e a apresentação do campo em Santana de Parnaíba aconteceu nessa terça-feira, 7, com a presença do pentacampeão brasileiro Cafu.

Com apoio da GreenField, fabricante global de campos artificiais, as embalagens vazias de LAY’S são recolhidas por parceiros locais de coleta de resíduos e recebem uma segunda vida: são triturados e convertidos em paletes que formam a camada de base por baixo do gramado, chamada Ecocept.

Tanto a grama quanto a camada Ecocept são 100% recicláveis no fim de sua vida útil. Além do gramado, a marca se comprometeu a adotar uma estratégia de compensação de carbono que garantirá que todos os campos ofereçam uma pegada de carbono zero ao longo de sua vida útil de cerca de dez anos.

Além de promover impacto positivo nas comunidades, os campos LAY’S RePlay também minimizam o impacto ambiental, desde os materiais utilizados até a instalação, os espaços são projetados para serem ecologicamente sustentáveis. 

Por meio de um estudo aprofundado, a consultoria independente Good Business mostrou que os campos do LAY’S RePlay têm um impacto ambiental significativamente menor do que os campos artificiais alternativos em vários aspectos como redução da emissão de gases de efeito estufa, poluição de microplástico, materiais e gramado recicláveis, interferência ecológica e uso de água.

A iniciativa 

A iniciativa global LAY’S RePlay foi criada em conjunto com a UEFA Foundation For Children e com a streetfootballworld e conta com parceiros locais para construir espaços e programas que reúnam as pessoas e impulsionem mudanças positivas para as gerações futuras. 

Até o momento, LAY’S RePlay já chegou em Leicester, Reino Unido; e em Tembisa, África do Sul. O Brasil será o terceiro país a receber a iniciativa, que também será realizada na Rússia, na Itália e na Turquia nos próximos meses.

Com o potencial de mais de 3.600 horas de jogos e programas educacionais esportivos, que beneficiarão mais de 16 mil membros da comunidade apenas no primeiro ano do programa, LAY’S RePlay inclui parceiros e organizações locais durante todas as fases de planejamento, construção e manutenção de cada campo com o objetivo de desenvolver uma programação personalizada, que possa abordar questões sociais específicas de cada localidade ao mesmo tempo em que promove o acesso seguro ao esporte.