Nesta sexta-feira, 17, às 14 horas, aconteceu na Sala Osasco a solenidade de transmissão de cargo de prefeito. A partir de segunda-feira, 20, Ana Maria Rossi assume como primeira prefeita da cidade no lugar de Rogério Lins, que irá se licenciar por sete dias.
Durante o evento, Ana Maria assinou sua posse e recebeu das mãos de Lins a chave da cidade, um ato simbólico destinado a quem tem a missão de cuidar do município. Em seu discurso de posse, ela agradeceu a Lins pelo gesto de carinho. “Vai ser por poucos dias, mas pra mim é uma homenagem por toda a vida que prestamos para o povo da nossa cidade. Estou feliz. Acho que o Rogério quis fazer uma homenagem à vida política da gente”, comentou se referindo à toda vida política da família Rossi na cidade.
Ela também agradeceu à família, em especial ao marido e ex-prefeito Francisco Rossi. “Quero agradecer ao meu marido, companheiro de quase 50 anos de casado”.
O prefeito Rogério Lins falou sobre sua vice e ainda brincou com a presença de mais de 15 vereadores na solenidade. “Acho que nem na minha posse vieram tantos vereadores. Mas deve ser porque comentamos que a dona Ana ia liberar todos os projetos dos parlamentares”.
Ana Maria Rossi foi eleita vice-prefeita em 2016, para o mandato 2017-2020, e reeleita para a gestão 2021-2024. Ela é empresária e mulher do ex-prefeito de Osasco, Francisco Rossi, que governou a cidade por dois mandatos (1973/1977 e 1989/1993), com quem tem três filhos: Ana Paula Rossi, que está em sua terceira legislatura, Ana Lúcia e Francisco Rossi Júnior. Ana Maria é bacharel em Direito. Nasceu em Sousas, em 25/7/1947, um dos seis distritos pertencentes ao município de Campinas/SP.
Na década de 80 dirigiu a Rádio Difusora Oeste, atual Nova Difusora. Por duas vezes foi voluntária como presidente do Fundo Social de Solidariedade, órgão vinculado à prefeitura, onde desenvolveu amplo trabalho em benefício da população menos favorecida. Em maio de 1996, com reconhecimento da Câmara Municipal, foi homenageada com o título de cidadã osasquense.