Camila Godoi (PSB), vereadora de Itapevi, disse que já solicitou ao governo do estado e a implantação do serviço de escuta especializada na Delegacia de Defesa da Mulher de Itapevi.
O procedimento é realizado por profissionais especializados em atender vítimas de violência, principalmente crianças e adolescentes. Além da escuta especializada, vereadora também reivindica a contratação de uma perita para fazer o exame de corpo de delito.
“Esse pedido é para que ela possa fazer o exame com um perito na cidade”, explicou Camila Godoi ressaltando que a DDM tem espaço para isso e que precisa apenas de uma perita para implantar esse atendimento delegacia.
A presença de psicólogas para fazer o atendimento às vítimas de violência, sejam elas mulheres, crianças ou adolescentes, é outro pedido da vereadora que também já foi solicitado.
Uma terceira solicitação da parlamentar é o funcionamento da DDM 24 horas. “Essa é uma grande necessidade da Delegacia da Mulher de Itapevi”, finalizou.
A implantação da DDM de Itapevi aconteceu em 2016, durante a gestão de Márcio França à frente do governo de São Paulo. Também filiado ao PSB, o então governador era próximo de Camila Godoi e atendeu ao pedido da vereadora.
“Nós apresentamos a Márcio França a importância e necessidade da cidade ter uma DDM e no mandato dele de governador inauguramos a primeira Delegacia da Mulher em Itapevi. Recentemente ela foi reinaugurada com estrutura maior. Havia a necessidade de fazer um ambiente mais acolhedor”, recordou a vereadora.
A Delegacia de Defesa da Mulher funciona na rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva, 890, no Jardim Santa Rita, mesmo prédio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana.
Além do atendimento presencial na DDM, as ocorrências também podem ser registradas pelo sistema online, na Delegacia Eletrônica (www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br). Ao fazer o boletim online, as ocorrências são prontamente atendidas.
O registro online não está disponível, entretanto, em caso de estupro, ocorrência deve ser feita na própria Delegacia da Mulher, no seu horário de funcionamento, ou pelo plantão na Delegacia de Polícia de Itapevi.
Caso qualquer cidadão queira denunciar uma violência praticada contra mulher, criança ou adolescente basta ligar no Disque 100 ou Disque 180 que as denúncias serão encaminhadas para a DDM.