Historicamente, julho é uma época que traz preocupações para a doação de sangue. As temperaturas mais baixas associadas às férias escolares costumam afastar os doadores dos postos de coleta.
Nesse ano, a situação não é diferente. Atualmente, a Pró-Sangue registra uma queda expressiva da coleta. Os sangues O-, AB- e O+ encontram-se em emergência (suficiente para menos de um dia). Já o tipo B- está em estado crítico (para apenas um dia).
O tipo O negativo tem apenas com 10% do estoque necessário, os tipos O e B negativos apresentam 24% dos estoques necessários; já o AB negativo tem 25% do necessário em estoque.
A Fundação faz um apelo para a população doar sangue. Há diversas vagas livres no sistema de agendamento. Além disso, os candidatos já podem fazer sua doação no posto Clínicas que, após um período de reforma, retomou suas atividades no início de julho.
A unidade está localizada no Prédio dos Ambulatórios (Pamb) do Hospital das Clínicas de São Paulo. O endereço é Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 – 1º andar, próximo da Av. Paulista e Av. Rebouças. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30 horas, e aos sábados, das 8 às 16h00.
Locais e horários de funcionamento – Confira a seguir como fica o funcionamento dos postos de coleta da Pró-Sangue, sendo necessário realizar o agendamento online pelo site.
Posto Clínicas (a partir de 11/07)
De segunda a sexta, das 8 às 17h30
Sábado, das 8 às 16h00
Posto Dante Pazzanese
De segunda a sexta, das 8 às 16h30
Posto Osasco
De segunda a sexta, das 8 às 16h30
Sábado, das 8 às 16h00
Posto Mandaqui
De segunda a sexta, das 8 às 16h30
Posto Barueri
De segunda a sexta, das 8 às 16h00
Posto Stella Maris
De segunda a sexta, das 8 às 16h00