Durante a inauguração da sede própria do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste da Grande São Paulo), em Alphaville, nesta segunda (9), o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, disse que o Consórcio representa 3 milhões de habitantes nos 12 municípios que o compõem.
Este total de moradores é quase superior ao Uruguai, país que faz divisa com o Brasil, na fronteira do estado do Rio Grande do Sul.
A força do Cioeste, para o prefeito, não está apenas no índice populacional, mas também em sua força econômica. Hoje as cidades que integram o Consórcio representam 10% do PIB do estado de São Paulo.
Em âmbito eleitoral, esses 12 municípios somado às 27 demais cidades da Área Metropolitana, atingem 47% do eleitorado Paulista.
Com base nesses números, que colocam o Cioeste como uma potência nacional, o prefeito brincou: “nós (o Cioeste) temos que fazer o que a Câmara de Barueri faz comigo: pressionar”.
Furlan se referia à pressão que o Consórcio deve colocar em cima do governo do estado e do governo federal para conseguir verba para melhorias em âmbito regional. Como a redução de enchentes, melhoria na segurança pública e oferta de leitos hospitalares, dentre outras demandas comuns.