Em entrevista à Rede TV, Jorge Lapas, afirmou que o Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste da Grande São Paulo) já é o maior do Brasil.
Lapas é secretário executivo do Cioeste e já foi prefeito de Osasco, um dos 12 municípios que compõem o Consórcio e que junto com Barueri têm orçamento anual superior a RS 10 bilhões.
Além de Osasco e Barueri, os mais ricos, o Cioeste é composto também por Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque, Araçariguama e Vargem Grande Paulista, cobrindo uma extensão superior a 1.000 km².
Os 12 municípios que integram o Consórcio representam 3% do PIB nacional e 10% do PIB do estado. Uma região rica e populosa com mais de 3 milhões de habitantes e que junto com as demais 39 cidades da Grande São Paulo concentra 47% do eleitorado paulista.
Nesta segunda (9), o Consórcio inaugurou sua sede própria na alameda Xingu, em Alphaville, Barueri. O espaço com 800 metros quadrados custou R$ 7 milhões.
Participaram da solenidade Gilberto Kassab, secretário de governo do estado de São Paulo e presidente nacional do PSB, além de André do Prado, presidente da Assembleia Legislativa e diversos políticos da região dentre deputados, prefeitos, secretários municipais e vereadores.