Nesta segunda (13), investigadores da Delegacia do Meio Ambiente, em parceria com a equipe do Bem Estar Animal da prefeitura de Osasco, conseguiram resgatar um cavalo de maus tratos na rua Veneza, no Jardim São Vitor.
De acordo com avaliação da médica veterinária Laura dos Santos, o animal está muito magro, em pele e osso, com anemia, um tumor na região cervical e tem diversas escoriações pelo corpo.
Registros dos policiais civis, Humberto e Francisco, comandados pelo chefe Arsênio, sob orientação do delegado titular Paulo Sérgio Maluf Barroso, comprovam as precárias condições em que o cavalo era mantido.
No terreno onde ele costumava ficar não havia sequer uma vasilha de água e a temperatura em Osasco, ontem, chegou a 37°C. Na baia de comida só havia sabugos velhos de milho seco.
Quando chegaram ao local, eles não encontraram o animal neste terreno. Em busca no entorno, localizaram o bicho amarrado em uma árvore, dentro de um córrego por onde passa água de esgoto.
O dono, Yago Celestino de Jesus, foi localizado e disse apenas que o cavalo tinha fugido. Ele foi indiciado por infração penal prevista no artigo 32, “caput” da Lei 9.605/98.
Funcionários do Bem Estar Animal levaram o cavalo para um abrigo da prefeitura destinado a animais de grande porte, onde ele será tratado.