O prefeito de Cajamar, Danilo Joan, declarou na frente do presidente da Enel São Paulo, Max Xavier, que a empresa presta um serviço de merda. A fala foi dita durante reunião da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Enel na Assembleia Legislativa, ocorrida nesta terça, 14.
A CPI apura irregularidades e práticas abusivas cometidas pela empresa no intervalo de 2018 até 2023. Durante a reunião a luz acabou duas vezes.
A partir de janeiro, Danilo Joan assume a presidência do Cioeste, maior consórcio do Brasil que reúne 12 municípios do Oeste da Grande São Paulo. O Cioeste abrange uma área populosa, com mais de 3 milhões de habitantes, e as cidades que o compõem representam 10% do PIB do estado.
Além de Danilo Joan, o prefeito de Taboão da Serra, José Aprígio, também classificou o serviço da Enel no município como “porcaria”. Ele citou um conjunto habitacional, com mais de mil residências, que ficou mais de um ano sem energia, funcionando com geradores, esperando atendimento da Enel.
Diversas cidades, da Região Metropolitana da Capital, chegaram a ficar quase 60 horas sem energia em diversos pontos após forte chuva que atingiu o estado na sexta-feira (3), durante feriado prolongado.
A situação foi agravada em alguns bairros de Cotia, Carapicuíba e Itapevi, por exemplo, onde moradores chegaram a ficar uma semana sem luz.