Presidente da Câmara Municipal de Osasco, Carmônio Bastos (Podemos) indicou ao Executivo a implantação de semáforos sonoros na cidade (Indicação 163/2024).
A solicitação foi protocolada na Casa Legislativa no último dia 2 e, por se tratar de Indicação, não precisa ser votada em plenário. Caberá, portanto, ao prefeito Rogério Lins (Podemos) acatar ou não a sugestão do parlamentar.
Autor da proposta, Carmônio aponta que a implantação dos semáforos sonoros vai promover mais acessibilidade e segurança aos deficientes visuais da cidade.
A sugestão do presidente da Casa é que a Prefeitura realize, inicialmente, um estudo de viabilidade técnica e orçamentária para saber se a administração pode arcar com os custos da implantação dos novos equipamentos.
“A introdução de semáforos com efeitos sonoros em nossa cidade é uma medida crucial para promover a inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência visual. Esses dispositivos não apenas facilitam a travessia em ruas e cruzamentos, mas também representam um avanço significativo rumo a uma cidade mais igualitária e acolhedora”, justificou Carmônio.
Ainda segundo o parlamentar, a instalação dos dispositivos sonoros, embora tenha como público-alvo as pessoas com deficiência visual, vai proporcionar mais segurança a toda população de Osasco.
“A instalação destes semáforos não só favorece à inclusão social de deficientes visuais, proporcionando-lhes independência nas vias públicas, mas também contribui para a segurança geral da população. Esta iniciativa vai além de questões técnicas. Ela reflete um compromisso abrangente com a qualidade de vida de todos os cidadãos. Ao tornar as vias públicas mais acessíveis, estamos construindo uma cidade mais justa, inclusiva e preocupada com o bem-estar de todos os seus habitantes”, finalizou Carmônio.