A Prefeitura de Itapevi iniciou no sábado (24) a construção do Boulevard Itapevi, um calçadão de compras na região central da cidade.
Local terá 420 metros de extensão na avenida Rubens Caramez, entre as praças Carlos de Castro e 18 de Fevereiro. O projeto prevê fiação elétrica embutida, espaços de convivência, playground e acessibilidade total para pessoas com deficiência.
As obras serão realizadas com recursos da prefeitura e também por meio de uma parceria com o governo do estado.
A expectativa da prefeitura é de que os serviços sejam concluídos até o fim deste ano para oferecer mais segurança e conforto aos pedestres. Depois de pronto, a população poderá percorrer o principal endereço da área central da cidade com mais tranquilidade.
Além da avenida Rubens Caramez, as duas praças existentes no início e no final do percurso também passarão por uma revitalização e ficarão padronizadas aos projetos arquitetônico e de paisagismo do Boulevard Itapevi.
“Trata-se de um projeto importante que vai valorizar muito a região e, principalmente, os comerciantes do principal centro comercial de Itapevi, onde possui maior concentração de lojistas e fluxo de pessoas”, avaliou o prefeito Igor Soares.
Sobre o Boulevard Itapevi
Para a implantação, será realizada a demolição das atuais calçadas existentes ao longo da avenida. Depois, o trecho receberá pisos intertravados, três conjuntos de mesa e bancos em concreto, condizentes à identidade visual.
A pista da via e as duas praças terão piso tátil para acessibilidade dos deficientes visuais e outros bancos de concreto aparente.
Haverá ainda uma pavimentação asfáltica para tráfego médio e controlado de veículos para carga e descarga do comércio.
O percurso contará ainda com 95 postes com luminárias duplas de iluminação, 39 vagas para bicicletários e 20 lixeiras duplas distribuídas no calçadão.
Na parte de paisagismo, o projeto garantirá a colocação de 856 metros quadrados de grama esmeralda em algumas partes das praças e também na avenida, além de palmeiras imperiais.