Nesta terça-feira (27), o prefeito de Osasco, Rogério Lins, gravou um vídeo convocando a população para lutar contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Com luvas de boxe em referência à polêmica luta entre Bambam e Popó, o prefeito disse que precisa da população para conseguir “nocautear” o mosquito.
Sem citar números de casos em Osasco, Lins pediu a todos que não deixem vasilhas, pneus ou qualquer pote com água parada, que tampem as caixas d’água e virem garrafas de ponta cabeça para não acumular água da chuva.
O crescimento de casos nos municípios vizinhos é alarmante. Em Cotia, até domingo (25), o número de casos de dengue chegava a 448, segundo o painel de monitoramento do estado de São Paulo. Há pelo menos 8 bairros do município com surto da doença, conforme comunicado da Secretaria Municipal da Saúde.
Os números eram bem inferiores até o dia 30 de janeiro, com 117 casos registrados. Com isso, a cidade teve um aumento significativo de 282%.
Durante todo o ano de 2023, Cotia teve 114 casos confirmados de dengue. Esse crescimento coloca a região em estado de alerta para a doença.
Desde ontem (26), o Centro de Operações de Emergências (COE) do Estado de São Paulo realizará ações para combate à dengue com ajuda do Exército Brasileiro na limpeza urbana e orientação de combate junto à população.
Nesta sexta-feira (1º), ocorrerá “uma grande mobilização” contra o Aedes aegypti em todo o Estado de São Paulo, chamado de “Dia D de Mobilização Estadual”.
Fotos: