O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta terça (12), a abertura de uma nova unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) em Carapicuíba.
Segundo o ex-prefeito Sérgio Ribeiro, “este passo representa uma expansão significativa da educação profissional e tecnológica na região, prometendo acesso gratuito e de qualidade à educação para a população local”.
O anúncio foi feito no Palácio do Planalto e contou com a presença de Sergio Ribeiro, que é o pré-candidato do PT para disputar novamente ao cargo na cidade nas eleições deste ano.
Em seu discurso, Lula disse que “é com base no investimento na educação que a gente pode ter a certeza que este país chegará a ser um país desenvolvido”.
O que é o Instituto Federal?
O IFSP, uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, é reconhecido por sua excelência na oferta de educação profissional e tecnológica.
Criado pela Lei nº 11.892, em 29 de dezembro de 2008, o instituto cumpre uma função vital na estratégia educacional do país, garantindo pelo menos 50% de suas vagas para cursos técnicos de nível médio, prioritariamente na forma integrada com o ensino médio.
A nova unidade em Carapicuíba planeja oferecer uma ampla gama de cursos técnicos, superiores e de pós-graduação nas áreas de tecnologia, licenciatura e bacharelado.
Esses cursos são desenhados para atender às demandas do mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico da região.
A importância da expansão educacional
Com a inauguração do Instituto Federal em Carapicuíba, a educação profissional e tecnológica se torna mais acessível, promovendo inclusão e diversidade na cidade.
Este avanço está alinhado com as estratégias do Plano Nacional de Educação, visando não apenas a expansão do ensino médio integrado à educação profissional, mas também a interiorização da educação superior.
Modalidades de ensino adaptativas
Além dos cursos presenciais, a nova unidade do IFSP oferecerá opções de Ensino a Distância (EaD) por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), permitindo flexibilidade e acessibilidade aos estudantes, que também terão encontros presenciais periódicos, facilitando ainda mais o acesso à educação de qualidade.
“A chegada do Instituto Federal em Carapicuíba é um marco para a educação no Brasil, prometendo transformar o cenário educacional e tecnológico da região. Com um leque diversificado de cursos e modalidades de ensino, a nova unidade está pronta para acolher e formar a próxima geração de profissionais qualificados, impulsionando o desenvolvimento local e nacional”, explicou Sérgio Ribeiro.
“Se para o Serjão então Carapicuíba será contemplada, brincou Lula”
Em vídeo junto com o ex-prefeito Sergio Ribeiro, o Ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha diz que “é mais investimento pra Carapicuíba”, e que esse é um sonho para a juventude da cidade.
“Eu falei para o presidente Lula que já tinha terreno, área doada e que o Sergio estava junto, e o presidente respondeu que se era o Serjão então Carapicuíba estaria dentro das cidades contempladas”.
A luta
A retomada pela implantação de um Instituto Federal em Carapicuíba começou, em julho de 2023, quando Sergio Ribeiro foi até o MEC (Ministério da Educação e Cultura), protocolar um pedido.
Em outubro do mesmo ano, Sergio e moradores de Carapicuíba vão até a regional do Ministério das Relações Institucionais em São Paulo, também levar o pedido para a retomada do IF na cidade.
Em março de 2024, Sergio Ribeiro vai novamente à regional do Ministério das Relações Institucionais, onde foi dada a resposta de que o Instituto Federal em Carapicuíba estaria no pacote de lançamentos anunciados pelo Presidente Lula em 12 de março.