Cláudio Piteri, secretário da Educação de Osasco, revelou em entrevista ao Diário que as Escolas do Futuro que serão construídas vão ganhar sala maker, um espaço criado para que o aluno possa desenvolver sua criatividade, autonomia e empatia. Em sua maioria são equipadas com ferramentas digitais e tecnológicas. Unidades também terão piscinas, quadras poliesportivas e teatros.
Conforme Piteri, as obras da unidade do Jardim D’Avila devem começar “nos próximos dias”. As unidades que serão construídas no Jardim Rochdale e no Jardim 1º de Maio estão em fase de licitação. Cada Escola do Futuro deve gerar cerca de 1 mil vagas em período integral.
O secretário ressaltou que a cidade já conta com quatro escolas que funcionam em período integral. Além disso, a Prefeitura também atende, em parceria com o Planeta Educação, cerca de 5 mil alunos do Ensino Fundamental com o programa ‘Mais Tempo na Escola’, onde as atividades são realizadas no contraturno escolar. Segundo Piteri, as Escolas do Futuro são “um projeto um pouco mais avançado”.
Piteri ainda comentou que a Secretaria da Educação tem a intenção de ampliar as salas maker para os CEUs da cidade.