Neste fim de semana o prefeito Rogério Lins divulgou imagens aéreas da Transversal Norte, localizada no entorno do córrego do Rochdale, em Osasco. Obras fazem parte do projeto chamado de Urbanização Integrada do Rochdale.
São 2,5 quilômetros de cada lado do córrego, totalizando 5 quilômetros de vias, ligando as avenidas Presidente Médici e Presidente Kennedy.
Segundo o secretário da Habitação de Osasco, Pedro Sotero, são 38 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica, 2.700 metros quadrados de recuperação ambiental com plantio de grama e espécies diversas e mais de 70 mil famílias beneficiadas direta e indiretamente.
Ao longo dos 5 km da avenida Transversal Norte serão construídas oito pontes e uma passarela. O córrego do chamado Braço Morto do Rio Tietê, que atravessa os bairros Jardim Canaã, Jardim Aliança e Jardim Rochdale, já está 100% canalizado.
De acordo com a Secretaria de Habitação, responsável pelas obras de urbanização local, das oito pontes, quatro ligarão diretamente os bairros ao longo da Transversal. Duas passarão por cima de dutos da Transpetro, e duas por baixo da rodovia Castelo Branco.
A estimativa é que esse conjunto de obras seja concluído ainda este ano, o que contribuirá para desafogar o trânsito nas avenidas Presidente Médici, João Ventura dos Santos e Getúlio Vargas.
Esta última recebe praticamente todo o fluxo de veículos que saem dos bairros da Zona Norte, entre eles Jardim Bonança, Helena Maria, Portal D’Oeste, Munhoz Júnior e Baronesa, em direção ao centro.