Com 14 votos favoráveis e uma abstenção a Câmara Municipal de Osasco aprovou o Projeto de Decreto Legislativo nº 13/2024 que concede o Título de Cidadão Osasquense a Guilherme Derrite, atual secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
A honraria foi apresentada pelo vereador Ralfi Silva (Republicanos). Na matéria que tramita na Câmara Municipal, o parlamentar explica que a concessão do Título é uma “forma de reconhecer o trabalho que o capitão Derrite está realizando, principalmente à frente da Segurança Pública, combatendo excessos e buscando sempre manter a ordem e o progresso”.
Ainda conforme Ralfi Silva, Guilherme Derrite sempre teve relação próxima com Osasco. “Enquanto agente de Segurança Pública, por diversas vezes esteve em nosso município combatendo o crime e a insegurança, atuando de forma ordeira e rígida perante os malfeitores. Enquanto parlamentar e deputado federal eleito, contribui com a cidade enviando emendas que inegavelmente auxiliaram no crescimento e desenvolvimento de políticas públicas municipais”, completou.
Quem é Guilherme Derrite
Oficial da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), comandou o Pelotão de Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), de 2010 a 2013, e o Pelotão de Força Tática no 49º. Batalhão de Polícia Militar Metropolitano em 2013. De 2013 a 2015, contribuiu para a formação de mais de mil policiais militares no Curso de Formação de Soldados da PMESP. Prestou o concurso interno e passou a servir no Corpo de Bombeiros. Em 2018, foi eleito Deputado Federal por São Paulo, com 119.034 votos. Desde o início da legislatura, compôs as comissões mais relevantes da casa, como a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e a Comissão de Constituição e Justiça. Em seu primeiro mandato, aprovou projetos de lei como o PLP150, que deu origem à Lei Complementar 191, para a retomada da contagem de tempo de serviço dos profissionais da segurança pública e saúde.
Aprovou também o PL 6579/13, de sua relatoria, que acaba com as saídas temporárias de presos no Brasil, entre outros três projetos dos quais foi coautor. Reeleito Deputado Federal em 2022, com 239.772 votos. Licenciou-se do mandato de Deputado Federal, na Legislatura 2019-2023, para assumir o cargo de Secretário de Estado de Segurança Pública, no estado de São Paulo, a partir de 1º de janeiro de 2023.