O Museu Municipal de Osasco, na avenida dos Autonomistas, 4001, vai ganhar “um abraço simbólico” no próximo dia 22 de junho, das 10h às 12h, como presente de aniversário. O ato também marca o lançamento da campanha pelo reconhecimento de Osasco como o Berço da Aviação Nacional.
O Museu completa 48 anos e está instalado no histórico Chalé Brícola, onde foi projetado e montado o primeiro avião brasileiro e de onde decolou o primeiro voo da América Latina, em 7 de janeiro de 1910, há 114 anos.
O Movimento em Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Osasco (Modephac) luta pela preservação desta história e do casarão do século 19.
O Museu está fechado e sem receber manutenção
há 4 anos. Há dois anos, esse grupo de osasquenses ligados à cultura luta pelo restauro do prédio e a reabertura do Museu.
Eles pediram o tombamento do Chalé Brícola à Secretaria Estadual da Cultura e ao Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Recentemente, o Instituto, ligado ao Ministério da Cultura, iniciou a análise técnica da solicitação e a expectativa pelo tombamento é grande.