Nas últimas sessões ordinárias da Câmara Municipal de Osasco têm sido comum vereadores apresentarem ofício de justificativa de ausência alegando “compromissos agendados anteriormente”, ou “por motivo de agenda externa”.
Na quinta-feira (15), por exemplo, três parlamentares apresentaram ofício justificando um desses dois motivos.
Acontece que está previsto no regimento interno da Casa que as sessões municipais são realizadas sempre às terças e quintas-feiras, a partir das 15h30. Logo, os parlamentares sabem previamente que o horário deve ser reservado para estarem em plenário.
O assunto foi levado à tribuna durante a sessão desta quinta-feira (15) pelo vereador Délbio Teruel (União Brasil). “Eu tenho percebido que há uma constância com alguns vereadores que acabam não vindo. Então quero solicitar à vossa excelência que diante de algumas justificativas sem atestados médicos a gente pudesse ver [essas faltas] com mais atenção”, pediu Délbio ao presidente da Casa, Carmônio Bastos (Podemos).
Délbio citou entre os faltosos o vereador Emerson Osasco (PcdoB), que não participou das sessões desde a volta do recesso legislativo de julho.
“O nosso vice-presidente [da Mesa Diretora], vereador Emerson, que pelo jeito não apareceu no mês de agosto. Ele não tem aparecido nas sessões”, disparou afirmando que irá apresentar um requerimento para solicitar informações sobre o motivo das seguidas faltas.
Em resposta a Délbio, Carmônio falou que o RH já comunicou que providenciará ofício para informar aos vereadores sobre o regimento interno. “O RH vai cumprir o papel dele e quem estiver fora do regimento será descontado do salário”, alertou.