A Polícia Civil de Fontoura Xavier, no norte do RS, prendeu na tarde de quarta-feira (18), em Carapicuíba, um suspeito de cometer exploração sexual infantil na internet.
Conforme informações da delegacia de polícia do município, a chamada “Operação Germinare” teve participação de agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos (DRCID) e apoio técnico e operacional da delegacia do município paulista Embu das Artes.
A ofensiva resultou na prisão do homem, de 36 anos, identificado apenas pelas iniciais J.C.P.S. Após a prisão, ele foi encaminhado ao sistema prisional de São Paulo.
De acordo com a investigação, o suspeito teria criado contas falsas no Instagram e passado a conversar com meninas de 12 e 13 anos da cidade de Fontoura Xavier.
A investigação aponta que o homem ganhava a confiança das adolescentes se passando por uma menina da mesma idade e convencia as menores a enviar fotos e vídeos íntimos. Após isso, ele passava a ameaçar as jovens, dizendo que divulgaria os materiais.
O contato era feito por mensagens nos aplicativos Instagram e WhatsApp. Pelo menos quatro adolescentes já foram identificadas como vítimas.
No celular dele foram encontradas fotos e vídeos íntimos de uma das adolescentes, bem como mensagens para meninas de outros Estados com conteúdo impróprio.
Segundo a polícia, ele é morador do norte do país e estaria em deslocamento até o Rio Grande do Sul para cumprir ameaças contra as adolescentes.
Ainda de acordo com a polícia, em algumas ameaças, o homem disse para as meninas que se deslocaria do norte do país até a escola delas. Diante dessas informações, a Polícia Civil passou a monitorar o indivíduo, que de fato saiu do seu Estado de origem e já estava na região metropolitana de São Paulo. Os policiais acreditam que ele estaria vindo em direção ao Rio Grande do Sul.
Uma equipe da Polícia Civil de Fontoura Xavier se deslocou até a cidade de Carapicuíba e interceptou o investigado.