Dos 12 prefeito eleitos,ou reeleitos, na região e integrantes do Cioeste (Consórcio Intermunicipal do Oeste da Grande São Paulo) quatro são filiados ao PSD cujo presidente nacional é Gilberto Kassab.
São do PSD: doutor Sato (Jandira; professor Zé Roberto (Carapicuíba); Guto Issa (São Roque) e Kauan (Cajamar).
Outros dois partidos ocupam a segunda colocação, o Podemos dirigido pela deputada federal Renata Abreu e o Republicanos, que tem o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como seu maior representante. Podemos e Republicanos elegeram três prefeitos cada.
O Podemos garantiu as prefeituras de Osasco (Gerson Pessoa); de Itapevi (Teco Godoy) e de Vargem Grande Paulista (Piter Santos).
Já o Republicanos vai governar Barueri (com Beto Piteri); Santana de Parnaíba (com Elvis Cezar) e Araçariguama (Rodrigo Andrade).
O MDB com Gregório Maglio (em Pirapora do Bom Jesus) e Welington Formiga do PDT (em Cotia), completama lista de 12 cidades que integram o Cioeste.
O Cioeste é o maior consórcio de intermunicipal do Brasil. Ele responde por uma região que conta com aproximadamente 3 milhões de habitantes e uma economia regional que gera 2,5% do PIB nacional, consolidando-se como o maior consórcio do país em importância sócio-econômica.
O consórcio é formado pelos municípios de Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.
Região reflete resultado nacional
Na região Oeste da Grande São Paulo, o número de prefeitos eleitora pelo PSD confirmou sua liderança nacional.
O resultado reforça o espaço conquistado pelo PSD no primeiro turno, quando já havia liderado a lista dos partidos com mais prefeitos eleitos, somando 878. Com o desempenho deste domingo (27), quando aconteceu o 2° turno em algumas cidades, a legenda obteve 887 cadeiras no Executivo.
O MDB ficou na segunda posição, com 855 prefeituras conquistadas, enquanto PP totalizou 747. Na sequência, União Brasil e o PL somaram 583 e 516 prefeituras, respectivamente. Já o PT encerrou as eleições de 2024 com 252 prefeituras.