Em entrevista ao Diário da Região, o major PM Eduardo Mosna, subcomandante do 14° BPM/M, disse que desde a zero hora, desta segunda-feira (25), foi implantada a Semana de Redução de Furtos de Veículos em Osasco.
O Serviço de Inteligência da Polícia Militar mapeou 20 ruas com maior incidência deste tipo de crime. A maioria fica na região central, dentre elas estão as avenidas dos Autonomistas e Sport Club Corinthians (e ruas adjacentes) e avenida Franz Voegeli, próximo ao Centro Universitário Fieo.
As ocorrências também são altas nos bairros mais periféricos e distantes, no chamado “fundão” da Zona Sul e Zona Norte do município.
A maioria dos registros de furtos acontece entre as 20 horas da noite e 4 horas da madrugada. Os bairros com faculdades e comércios são mais atrativos aos bandidos.
O major Mosna também alertou aos moradores de condomínios residenciais que possuem apenas uma vaga de garagem e deixam o segundo veículo da família pernoitar na rua.
Ele explicou que câmeras de segurança na portaria e entorno dos prédios não intimidam os ladrões porque eles sabem que aqueles aparelhos não estão ligados diretamente com a central de operações da Polícia Militar, ou da Guarda Municipal.
Neste casos específicos, o major Mosna orienta aos moradores que aluguem vagas em estacionamentos, ou deixem o segundo veículo em garagens de amigos, ou familiares, nunca na rua. A incidência de furtos ao redor de condomínios de prédios é muito alta.
A Semana de Redução de Furtos de Veículos se estende até sábado. Somente na manhã desta segunda-feira foram guinchados 10 carros e multados outros 30 em decorrência da operação.