Em entrevista ao Diário da Região o prefeito Marcos Neves, de Carapicuíba, disse que vai entregar uma prefeitura com as contas sanadas para seu sucessor, o professor José Roberto.
Zé Roberto, que assume dia 1° de janeiro de 2025, foi eleito no 1° turno das eleições, em 6 de oitubro, com 80,28% dos votos válidos (141.274). Em segundo lugar ficou Sérgio Ribeiro com 14,71% (com 25.876 votos); em terceiro professor Lucena 1,86% (3.265 votos); Dudu de Paula terminou em quarto com 1,77% (com 3.109) e por último doutor Evaldo Almeida com 1,38% (com 2.424 votos).
Professor José Roberto obteve votação estrondosa. Seu padrinho político, o prefeito Marcos Neves, mostrou sua força diante do eleitorado da cidade. A transferência de votos para seu candidato foi uma das maiores já registradas na história do município.
José Roberto, professor e ex-secretário de Obras, era um desconhecido para a maioria dos eleitores. A escolha de Zé Roberto foi feita nos 45 dos segundo tempo e sua campanha meteórica durou poucos meses.
O anúncio aconteceu durante um evento que contou com a presença de diversos deputados federais e estaduais, vereadores e outras lideranças políticas do município.
Até a escolha por Zé Roberto, nos bastidores era dada como certa a opção do vereador Guto José (Podemos) para a disputa da prefeitura com a benção de Marco Neves.
Vários fatores levaram o prefeito a arriscar Zé Roberto como seu candidato. Ambos se conhecem há mais de 20 anos e foram vereadores juntos. Quando eleito prefeito, Marcos Neves levou Zé Roberto para ser seu secretário de Obras e ele define Zé Roberto como um “profundo conhecedor dos problemas de Carapicuíba, o que o torna capaz de fazer governo promissor e preparado para assumir o desafio de dar continuidade ao trabalho realizado”.
O fato é que, embora Marcos Neves tenha apostado em Zé Roberto com a anuência de seu grupo político, o professor foi beneficiado pela boa gestão do prefeito que tem alta aprovação popular.