O governo do Estado informou ao Diário que a inauguração do Hospital Regional de Barueri está prevista para acontecer na segunda-feira (23), às 10h30 com a presença do governador Tarcísio de Freitas. A confirmação do evento acontecerá ainda no fim de semana.
Denominado Rota dos Bandeirantes, o Hospital Regional foi entregue em setembro do ano passado ao governo do Estado. O projeto de execução da unidade foi realizado por meio de convênio firmado desde 2019 entre a Prefeitura de Barueri, que doou o terreno, o projeto e pagou metade da construção, e o governo estadual que complementou os demais gastos com a obra e contratou o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL) para gerir o hospital. O Instituto é uma Organização Social de Saúde (OSS), sem fins lucrativos, ligada ao tradicional Hospital Sírio-Libanês da capital paulista.
Segundo o governo do Estado, o Hospital Regional de Barueri será referência para atendimento a uma população de 1,82 milhão de habitantes das cidades de Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba.
O hospital foi construído em um espaço de 41 mil m². Ele conta com 356 leitos, dos quais 50 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), e irá oferecer atendimento em oncologia com quimioterapia e radioterapia, além de cardiologia, ortopedia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia bariátrica.
Além disso, o Hospital Regional tem com oito salas cirúrgicas, 16 poltronas de quimioterapia e 20 consultórios; leitos de Recuperação Pós-Anestésica (RPA), Pronto Atendimento com 28 leitos de observação, Hospital-Dia com 20 leitos, salas equipadas com tomografia e ressonância magnética; parque tecnológico de última geração com acelerador linear, hemodinâmica e aparelhagem completa e digital, dentre outras áreas específicas.
Quando iniciaram as tratativas para construção de um novo hospital na região, o estado de São Paulo era governador por João Doria. As cidades de Jandira e Santana de Parnaíba também queriam o novo regional. Na época, Bruna Furlan, hoje deputada estadual, era deputada federal e intermediou com o governador Doria a instalação do novo hospital regional em Barueri.