O deputado estadual Emídio de Souza (PT) postou em suas redes sociais um vídeo “trolando” o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).
Nas imagens a torcida do Vasco grita que “Bolsonaro vai ser preso”. A postagem pode ser interpretada como uma “doce vingança” petista que remete ao período de campanha eleitoral, em 2022, quando Bolsonaro enchia a boca para dizer que Lula era “ex-presidiário”.
O ex-presidente Jair Bolsonaro está sob os holofotes e enfrenta seu terceiro indiciamento desde que deixou o cargo.
Desta vez, ele é acusado de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado. A Polícia Federal apresentou acusações graves, incluindo tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito, tentativa de golpe de Estado e organização criminosa.
Caso seja condenado por todos os indiciamentos, que também incluem a suposta falsificação de cartões de vacina e a venda de joias desviadas do acervo presidencial, Bolsonaro pode enfrentar uma pena total de até 68 anos de prisão.
Já Lula ficou preso 19 meses na sede da Polícia Federal em Curitiba. Ele foi acusado de ocultação da propriedade de uma cobertura triplex em Guarujá, no litoral paulista, recebida como propina da empreiteira OAS, em troca de favores na Petrobras.
Ele foi solto no dia 8 de novembro de 2019 por ordem do juiz Danilo Pereira Júnior, da 12ª Vara Federal de Curitiba.
A soltura veio como consequência de uma mudança de posição do STF a respeito da prisão em segunda instância.
Em novembro de 2019, a Corte alterou uma jurisprudência que prevalecia desde 2016. O STF passou a entender que réus só podem ser presos após o trânsito em julgado do processo, ou seja, quando não couber mais recursos.
O STF decidiu ainda, em julgamentos realizados em 2021, que os casos do tríplex no Guarujá, do sítio de Atibaia e de duas ações penais envolvendo o Instituto Lula deveriam ter sido julgadas pela Justiça Federal em Brasília e não em Curitiba, onde Sérgio Moro atuava como juiz.
Uma vez no Distrito Federal, a Justiça reconheceu que houve prescrição, ou seja, que o prazo para o Estado buscar a condenação do ex-presidente havia acabado.
Já o Vasco perdeu de virada para o Fluminense em jogo realizado em Brasília, nesta quarta-feira (5), pelo Campeonato Carioca.