O Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo vai comprar nebuli-zadores no combate à dengue. Os aparelhos serão utilizados de forma regional entre as cida-des que compõem o grupo. O objetivo é intensificar as ações contra a proliferação do mos-quito Aedes aegypti, transmissor da doença.
O tema foi abordado nesta segunda-feira (10) durante a primeira reunião de 2025 da Câmara Técnica de Saúde do Cioeste com secretários de saúde, representantes das secretarias muni-cipais e técnicos do Consórcio.
Também está em análise a realização de uma campanha regional de conscientização. O foco seria mostrar para as pessoas a importância do morador permitir a entrada dos agentes de saúde em suas residências para a realização das ações de combate aos focos do mosquito.
Outro tema abordado pelo GT foi a aquisição regionalizada de medicamentos, incluindo aqueles de alto custo que os municípios disponibilizam judicialmente. Cada cidade deverá indicar suas demandas para viabilizar essa estratégia em conjunto.
O fortalecimento da rede de assistência em saúde mental e a regulamentação do SAMU re-gional, que atende algumas cidades do Cioeste, também estão na pauta de reivindicações deste ano.
Nova coordenação
O encontro ainda definiu a nova coordenação da Câmara Técnica, que será liderada por Simo-ni Camargo Rocha, diretora do Departamento de Saúde de São Roque, e doutora Aparecida Luiza Nazi Fernandes, secretária de Saúde de Itapevi, como vice-coordenadora.
A reunião teve como objetivo alinhar as principais pautas para 2025 e definir diretrizes que contribuam para fortalecer a saúde pública nos municípios. “Nosso foco é debater as pautas mais necessárias para o planejamento deste ano, garantindo ações efetivas e articuladas entre os municípios”, afirmou Simoni Camargo Rocha.