O prefeito de Cotia, Welington Formiga, depositou no final da tarde desta segunda-feira (10), os salários de professores e funcionários de 4 creches terceirizadas pela prefeitura.
O atraso no pagamento levou à greve no Centro Educacional Arakan, localizado no Parque Turiguara; no Instituto Anima, que administra o CE Antônio Mansur, que fica no Parque Miguel Mirizola, e também no CE Maria Martinha dos Santos, localizado no Jardim São Vicente.
Segundo o prefeito, nestas creches trabalham 386 funcionários entre professoras, auxiliares de classe, merendeiras e pessoal da limpeza.
O ano letivo em Cotia foi retomado hoje. Muitos pais ficaram revoltados com a situação. As creches que funcionaram normalmente enfrentaram caos no atendimento aos alunos devido a 80% das auxiliares de classe terem aderido à greve.
A rede municipal de ensino de Cotia tem 30 mil alunos e parte das creches é terceirizada. Como o ex-prefeito Rogério Franco (PSD) deixou R$ 135 milhões em dividas, o atual prefeito Welington Formiga tem se deparado com greves sequências em diversos setores.
Formiga também anunciou mudanças futuras na área da Educação, que serão divulgadas somente na sexta-feira (14).
Informações extraoficiais, apontam que o prefeito vá acabar com as contratações de professora e auxiliares de classe no sistema PJ (Pessoa Jurídica) nestas creches conveniadas.