A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na terça-feira (25), o secretário estadual da Pasta, Eleuses Paiva, para prestar contas da gestão de setembro a dezembro de 2024 e apresentar os dados orçamentários. O gestor ainda esclareceu dúvidas dos parlamentares sobre diversas questões relacionadas à rede pública.
Para a presidente da Comissão, a deputada Bruna Furlan (PSDB), os dados apresentados na reunião são importantes para que os parlamentares aprimorem as políticas de saúde pública. “Nosso propósito maior é garantir um sistema digno, eficiente e humanizado para a população paulista”, complementou.
Já o vice-presidente da Comissão, o deputado Oseias de Madureira (PSD), disse que a prestação de contas é um compromisso com a responsabilidade e a transparência na gestão dos recursos públicos. “Reforçamos nosso comprometimento em buscar soluções para o sistema público de saúde”, acrescentou.
De acordo com o relatório orçamentário apresentado por Eleuses Paiva, a arrecadação da Saúde alcançou cerca de R$ 29 bilhões de ao longo de 2024. Durante a reunião, ele destacou os principais programas e iniciativas realizadas na rede estadual.
Dentre os avanços, Paiva destacou a inauguração e construção de hospitais e ambulatórios, contratação de profissionais de saúde e especialistas, fortalecimento da gestão hospitalar, investimento em infraestrutura com a oferta de leitos.
Dentre os maiores desafios apontados pelo secretário, estão os custos de manutenção dos hospitais no estado. “Uma unidade de alta complexidade gera, a cada 16 meses, uma média de gastos equivalente à construção de um novo hospital”, reforçou Paiva.
Além disso, o secretário também apontou as medidas feitas para diminuir as filas para cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado e o reforço no atendimento das unidades oncológicas para reduzir o tempo de espera para o tratamento de quimioterapia.
Paiva destacou, ainda, a agilidade e facilidade de acesso à saúde por meio do aplicativo “Poupatempo”. Entre os serviços oferecidos, destacam-se os programas “Mulheres de Peito”, “Viva bem Sem Drogas” e “Saúde para Todos”. “A digitalização transforma a história da Saúde no Estado de São Paulo”, reforçou.
No fim, foram destacadas algumas atividades desenvolvidas pelo Estado no “Dia D” de combate à dengue em novembro de 2024. Dentre as ações, estão parcerias com a Defesa Civil, ações de conscientização em trens e metrôs, capacitação e repasse de verbas aos municípios.