Uma denúncia anônima levou a Polícia Militar a apreender uma submetralhadora calibre 9mm de fabricação caseira, dois carregadores prolongados, 26 munições de 9mm e um distintivo da Polícia Civil com inscrição de investigador.
A ocorrência aconteceu no último dia 10, por volta das 22h, e foi realizada pelas equipes do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes), em patrulhamento conjunto com demais equipes do pelotão.
Durante o patrulhamento pela divisa de área entre a 4ª Companhia do 14° BPM/M e a 3ª Companhia do 49° BPM/M, os policiais visualizaram um veículo GM Celta na rua Paúva, nº 383, na Vila Jaguara, divisa com Osasco.
O carro estava estacionado e dois indivíduos caminhando em sua direção com chaves nas mãos. Ao avistarem a viatura, ambos mudaram de direção, o que motivou a abordagem.
Na abordagem, um dos homens identificou-se como Hamilton e declarou ser o proprietário do veículo. Questionado sobre a existência de itens ilícitos no interior do carro, informou haver uma arma de fabricação caseira no porta-malas, fruto de uma negociação com um terceiro, cuja identidade não foi revelada.
Os dois foram conduzidos ao 33º Distrito Policial de São Paulo, onde o delegado de plantão, doutor Paulo Ricardo Comin, ratificou o boletim de ocorrência. Ambos permanecem à disposição da Polícia Judiciária. O caso foi enquadrado no artigo 16 da Lei 10.826/03, que trata do Estatuto do Desarmamento.