Agendamento para vacinação contra raiva em Barueri já está disponível

 Agendamento para vacinação contra raiva em Barueri já está disponível

Divulgação

Começou nessa segunda-feira, 25, e segue até sexta-feira, 29, o agendamento para a vacinação contra a raiva e deve ser feito pelo telefone 4198-5679. São disponibilizadas 100 vagas por semana.

A ação, que era anual, agora tem posto fixo na sede do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ).

Segundo a prefeitura, é necessário entregar o Termo de Autorização para Vacinação que poder ser preenchido no momento da aplicação, porém, se quiser agilizar o processo, o termo está disponível no site https://portal.barueri.sp.gov.br/arquivos/sites/SS-Secretaria_Saude/Vigilancia_Sanitaria/termo-vacinacao-contra-raiva-caes-e-gatos.pdf, basta imprimir, preencher e apresentar na data agendada.

Faltosos

De acordo com o DTCZ de Barueri, cerca de 30% das pessoas que agendam a vacinação do seu pet não comparecem no dia marcado. Essa desistência sem prévio aviso, além de tirar a vaga de outra pessoa, pode resultar no desperdício do imunizante, que tem prazo de aplicação.

Caso o dono do animal não possa comparecer, é importante comunicar o DTCZ para que a dose seja disponibilizada para outro.

Recomendações

A vacinação contra raiva é aplicada somente em cães e gatos com idade a partir de 3 meses, desde que estejam saudáveis. Animais doentes, em tratamento, convalescentes devem aguardar a recuperação. Fêmeas gestantes também não podem ser vacinadas durante esse período.

Cuidados importantes

Os animais devem ser levados por pessoas maiores de idade e com capacidade de conter o animal. Cães bravos ou mordedores de qualquer raça, e das raças “pitbull’, “rottweiller” e “mastim napolitano” devem utilizar focinheira apropriada. Gatos devem ser transportados em caixas apropriadas, evitando fugas e acidentes.

Da Redação