Anitta mergulha na defesa de Lula, repercute internacionalmente e explode onda anti-bolsonarista

 Anitta mergulha na defesa de Lula, repercute internacionalmente e explode onda anti-bolsonarista

Foto: Reprodução/ Twitter @anitta

Anitta já desponta como principal cabo eleitoral de Lula, desde que declarou voto no pré-candidato à presidência da república nas próximas eleições. Sempre ousada e provocativa, a artista carioca ainda entrou em mood fashionista para alfinetar os opositores e ajudar o candidato.

Na quarta-feira, 13 de julho, a cantora resolveu publicar uma imagem em que aparece com macacão vermelho, cor oficial do Partido dos Trabalhadores (PT), com a estrela do partido estampada no bumbum e fazendo a letra ‘L’ com o braço. A palavra “Lula” foi completada na arte.

“Já assistiu tudo nosso hoje?”, perguntou Anitta na publicação, citando o single que gravou com Filipe Ret, o que acabou ficando em segundo plano.

O impacto do apoio da Poderosa tem sido tamanho ao ponto de uma onda anti-bolsonarista ganhar força e esse espalhar no âmbito virtual. Especialistas apontam que – somando os seguidores da cantora no Instagram e no TikTok – cerca de 100 milhões de seguidores da cantora podem ser mobilizados, sugerindo forte impacto sobre o jogo político deste ano.

ARTISTAS SE ENVOLVEM NO APOIO À LULA
A força de Anitta, que há tempos mergulha de cabeça em assuntos políticos e chegou a estudar com Gabriela Prioli, soma-se ao voto declarado de outros famosos ao petista.

Criolo, Arthur Picoli, Irandhir Santos, Zeca Pagodinho, Gil do Vigor, Marisa Monte, Pabllo Vittar, Daniela Mercury, Gilberto Gil, Camila Pitanga, Ludmilla, Bruno Gagliasso, Luísa Sonza, Caetano Veloso, entre outros também estão engajados e juntos somam cerca de 230 milhões de seguidores, nas principais plataformas.

Estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a internet brasileira conta com cerca de 152 milhões de usuários. Vale destacar que os artistas nacionais têm fãs de fora do país.

Contudo somando o alcance de Anitta aos outros simpatizantes do principal opositor a Jair Bolsonaro, seriam mais de 330 milhões de pessoas com apoio declarado à Lula. Isso reforça a força que artistas podem ter no debate nas redes sociais.

APOIO À BOLSONARO
Defensores de Jair Bolsonaro, como Gusttavo Lima, Latino, Sérgio Reis, Ronaldinho Gaúcho, Regina Duarte, Antonia Fontenelle, Ratinho, Zezé Di Camargo e o jogador Felipe Melo também estão afoitos. Mas, mesmo juntos, contabilizam menos seguidores do que os apoiadores de Lula.

Nas três principais redes sociais, a soma dos bolsonaristas passa dos 160 milhões. Destes, mais de 75 milhões são de fãs do Embaixador.

ESPECIALISTA ANALISA IMPACTO DO APOIO DE ANITTA À LULA

Especialista de análise de redes sociais, Pedro Barciela fez um levantamento de como o Twitter se comportou depois da publicação de Anitta declarando apoio à Lula.

Atravpes de um gráfico, Barciela mostrou o volume de postagens que continham o termo “Anitta” e em torno da arroba da cantora logo depois da declaração.

Da Redação