• 26/02/2021

“Aqui será o centro da arte da região Oeste da Grande SP”

 “Aqui será o centro da arte da região Oeste da Grande SP”

O prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSDB), esteve, essa semana, no local onde está sendo construída a Praça das Artes. Durante a visita ele ressaltou a importâncio do complexo cultural.

“Essa obra é absolutamente necessária porque a gente vê que os jovens mais interessados na cultura do país estão bem dispersos e nós queremos trazê-los todos para cá, porque aqui será o centro da arte da região oeste da grande São Paulo, é daqui que sairão os grandes artistas da nossa região, as pessoas que de fato gostam da arte e da cultura do nosso país”, disse Furlan.

Com previsão de término entre os meses de junho a agosto deste ano, a Praça das Artes de Barueri será um complexo cultural dedicado à música, dança, artes visuais e exposições, contemplando a vivência cultural em todos os seus segmentos.

“Além de investir muito forte na educação, temos que investir na cultura também, porque nós vamos depender disso se nós quisermos um país forte, um país que saiba o caminho que se deve tomar para a promoção social de cada brasileiro. Essa desigualdade que nós vivemos é falta de cultura, e muitas outras coisas que nós sofremos hoje é falta de cultura, e com cultura e educação nós saberemos valorizar o que é bom e expurgar da nossa sociedade tudo aquilo que não serve para o nosso povo”, ressaltou Furlan.

Protejo sustentável e inovador

Com projeto assinado pelo arquiteto Ruy Ohtake, o prédio terá infraestrutura sustentável no que concerne à água e energia, pavimento térreo, mezanino e mais quatro pavimentos distribuídos em um terreno de 12.098,28m² com área construída de 20.807,41 m². O novo teatro de Barueri ficará agregado à Praça das Artes e terá 1000 lugares, dois palcos para ensaios, fosso para orquestra de 50 músicos, iluminação acústica e som de última geração.

O projeto contará também com duas salas de aula de teatro, seis salas de aula para dança, 12 para oficinas de artes visuais e plástica, oficinas de cenários e de figurinos; 16 salas de aula para música (futuro Conservatório de Barueri) e oficinas de artesanato. O local contará com espaços multiculturais, onde ficará a sede da Secretaria de Cultura e Turismo. Além da Pinacoteca e do Espaço Criança, com brinquedos interativos, abrigará a biblioteca de artes, área midiática e saguão de exposições para mostras. A obra agregará todas as necessidades de cada espaço, garantindo a integração de pessoas de todas as idades.