Avião da Azul tem pane no ar, faz pouso forçado e precisa ser rebocado da pista

 Avião da Azul tem pane no ar, faz pouso forçado e precisa ser rebocado da pista

Um Airbus A321neo da Azul Linhas Aéreas apresentou uma pane após decolar do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, na manhã desta segunda-feira, 28 de março, levando os pilotos a retornarem o avião à origem pouco depois da partida.

Na volta, os pilotos não puderam sair da pista taxiando, sendo necessário o envio de um veículo de reboque para levar o jato até o pátio do aeroporto.

Passados mais 30 minutos, o A321neo se aproximava de volta à pista 09L do Aeroporto de Guarulhos.

Na gravação, quando entra em contato com o controlador de tráfego aéreo (enquanto ainda está sendo filmado um Boeing 777 da LATAM partindo), ouve-se que, após receber autorização de pouso, o piloto pergunta: “Está ciente que a gente vai ter que parar sobre a pista, o Azul 2744?”.

O controlador então responde: “Sim, estou ciente já. A viatura está a postos caso precise de reboque”.

Cerca de 2 minutos depois, o A321neo surge na tela efetuando um pouso em segurança, porém, nota-se que apenas parte de seus spoilers se levanta sobre as asas, enquanto os outros permanecem abaixados.

O avião desacelera e então, após questionado pelo controlador se realmente precisaria do reboque, o piloto confirma a necessidade de ser retirado da pista.

Mais alguns minutos à frente, enquanto outros aviões seguem pousando pela pista ao lado, surge o veículo de reboque deslocando-se pela pista 09L até a aeronave da Azul.

Uma situação como essa, em que aparentemente a aeronave não tinha condição de ser virada em solo por conta própria, e em que apenas uma parte de seus spoilers se levanta, pode indica uma pane de sistema hidráulico. Porém, até o momento da publicação desta matéria, ainda não havia confirmação oficial sobre o que houve com a aeronave, portanto, é necessário aguardar para qualquer conclusão. O AEROIN trará atualizações conforme se fizerem conhecidas.(fonte Aerolin.net)

Da Redação