Barueri ‘busca’ moradores que não tomaram dose de reforço

 Barueri ‘busca’ moradores que não tomaram dose de reforço

Divulgação

Em Barueri, cerca de 30% dos moradores da cidade ainda não tomaram a dose de reforço. Dados são da Secretaria da Saúde. Atualmente, a cidade registra mais de 610 mil doses aplicadas.

Para tentar ampliar o número de imunizados com a 3ª dose, todas as semanas é realizado pela Divisão Técnica de Imunização o levantamento nominal dos faltosos. A Coordenadoria de Atenção Básica em Saúde promove a busca ativa dessas pessoas na cidade.

“A vacinação é uma estratégia de saúde coletiva, quando o indivíduo não toma a vacina ou não recebe todas as doses como recomendado, isso ocasiona um impacto em toda a sociedade”, explicou Elaine Fonseca Lima, diretora técnica de Enfermagem da Secretaria da Saúde.

A busca ativa é feita pelo monitoramento dos pacientes nas UBSs. “Os usuários que não apresentam registros no Vacivida (sistema do governo estadual on-line de registro nominal na aplicação das doses da vacina) são informados via telefone ou visita domiciliar sobre a importância da receber as doses preconizadas do imunizante”, explicou Elaine.

“Além disso, o usuário que apresenta o APP Barueri instalado no celular e não procurou o serviço de saúde, no prazo recomendado da vacinação, é notificado sobre o atraso”, completou. 

Mas, segundo a prefeitura, há algumas dificuldades no esforço de imunização dessa parcela da população. Dados cadastrais desatualizados, dificuldade em contatar o usuário, endereços errados ou incompletos são alguns dos problemas.

Onde se vacinar

Para que todos tenham possibilidade de completar o ciclo vacinal, Barueri faz a vacinação contra Covid em todas as UBSs – abertas também aos finais de semana previamente determinados -, promove a divulgação nos canais de comunicação da Prefeitura, além de o Polo de Vacinação de Covid, no Centro de Eventos, estar com as portas abertas de segunda-feira a domingo, das 8h às 17h.

Da Redação