• 03/03/2021

Barueri é a primeira da região a iniciar vacinação contra Covid-19

 Barueri é a primeira da região a iniciar vacinação contra Covid-19

foto: Caio Henrique

Barueri foi a primeira cidade da região a iniciar a campanha de vacinação contra o coronavírus. Na tarde dessa terça-feira, 19, cinco profissionais da Saúde foram imunizadas com a CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinonav. A técnica de enfermagem Deise Aparecida Damaceno, de 48 anos, foi a primeira profissional a receber a vacina. Ela trabalha no Pronto Atendimento do Jardim Paulista, unidade que foi transformada em hospital de retaguarda da Covid-19 no município.

Também foram vacinadas Ana Cláudia Bezerra, 49 anos, técnica de enfermagem no Centro de Diagnósticos e no Hospital Municipal de Barueri (HMB); Mitie Tada Brasil, 72 anos, médica sanitarista que atua na rede municipal de saúde desde 2001; Bruna da Costa e Silva, 33 anos, médica intensivista na UTI respiratória do HMB; e Simone Macedo de Carvalho, 49 anos, técnica de enfermagem na UTI respiratória do HMB.

Após a aplicação das primeiras doses, parte das vacinas seguiu imediatamente para o hospital de retaguarda do Jardim Paulista, iniciando assim a imunização dos profissionais que atuam na unidade.

O início da campanha de imunização aconteceu no mesmo dia em que a cidade recebeu 3.960 mil doses do governo do estado. A expectativa da prefeitura é que 40 mil pessoas sejam vacinadas nessa primeira fase, que atende profissionais da Saúde, indígenas e quilombolas, e idosos acima de 60 anos. Em Barueri esse público corresponde a 37.251 pessoas.

A Secretaria de Saúde Municipal espera que mais imunobiológicos sejam enviados semanalmente a Barueri, mas ainda não há confirmação por parte do Ministério da Saúde quanto a periodicidade e nem a quantidade do envio de novas doses.